SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPCCiência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

LOCKMANN, Kamila  e  KLEIN, Rejane Ramos. Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22048.  Epub 28-Out-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220048.

Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Deficiência; Práticas pedagógicas; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )