SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28In/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemicThe greening of higher education institutions in Environmental Education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FIORESI, Claudia Almeida  and  SILVA, Henrique César da. Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22049.  Epub Oct 28, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220049.

Neste artigo apresentamos um modelo teórico que toma a Divulgação Científica como parte de um processo amplo de produção, circulação e textualização do conhecimento científico. Assim, realizamos uma articulação entre Ludwick Fleck, um autor do campo da epistemologia, e Authier-Revuz, uma autora do campo da linguagem. Com Fleck buscamos compreender as características textuais e papéis epistemológicos de diferentes textos na produção dos fatos científicos, aprofundando sua noção de ciência popular. Com Authier-Revuz, destacamos aspectos sobre um ponto de vista discursivo para a Divulgação Científica. Nossa perspectiva critica visões unidirecionais sobre a Divulgação da Ciência e destaca o papel constitutivo desse tipo de textualização na produção e manutenção dos conhecimentos científicos, em movimentos bidirecionais entre ciência e público. Essa articulação teórica se mostrou profícua para refletir sobre aspectos da Divulgação Científica, o lugar que ocupa, social e epistemologicamente, na produção da ciência, e para derivar implicações para a Educação Científica.

Keywords : Divulgação científica; Conhecimento científico; Ludwik Fleck; Teoria do conhecimento; Popularização da ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )