SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Folk science, science communication and Science Education: elements of circulation and textualization of scientific knowledgeSocio-environmental issues in the proposed curriculum for a technicalagricultural school: a critical analysis of the technical dimension in the training of future professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Dayane dos Santos  and  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Ambientalização das instituições de ensino superior no campo da pesquisa em Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22050.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220050.

Este artigo tem como objetivo analisar a constituição da temática da Ambientalização nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir dos caminhos construídos e trilhados pelos pesquisadores em Educação Ambiental (EA) em teses e dissertações entre 1981 e 2018. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa do tipo 'estado da arte', foi feita a análise de 40 teses e dissertações em EA defendidas no País no período de 1981 e 2018. A partir das análises realizadas, observou-se que as diferentes iniciativas desenvolvidas nas últimas décadas, como a realização de eventos científicos, desenvolvimento de projetos institucionais e articulação de pesquisadores em redes universitárias, têm fomentado e promovido um movimento de convergência dos pesquisadores da EA em torno dessa temática. O interesse desses agentes no campo da EA tem se dado no sentido de discutir, desenvolver ou orientar pesquisas relativas à temática da Ambientalização nas IES.

Keywords : Educação ambiental; Estado da arte; Teses e dissertações; Produção científica; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )