SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Socio-environmental issues in the proposed curriculum for a technicalagricultural school: a critical analysis of the technical dimension in the training of future professionalsReading and the initial education of Physics teachers: what do the training curriculum guidelines indicate? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VASQUEZ, Alícia Gonçalves  and  BACURY, Gerson Ribeiro. Formação continuada e suas contribuições para as práticas matemáticas no âmbito da Educação no Campo. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22052.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220052.

Este artigo apresenta compreensões relacionadas às práticas matemáticas de professores, por meio da formação continuada, em Escolas no Campo. Para a reflexão acerca dessa temática, tomamos como base norteadora as discussões advindas do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat). Nessa direção questionamos: quais fatores motivam e contribuem para os processos com as práticas matemáticas de professores que atuam no contexto da Educação do Campo? Objetivamos descrever os percursos iniciais de constituição dos professores que atuam no contexto da Educação do Campo com práticas matemáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com duas professoras de Escolas do Campo em Manaus, no estado do Amazonas, Brasil. Quanto ao percurso metodológico, utilizamos como instrumentos de recolha e de análise de dados, observações, anotações, gravações e o uso dos percursos formativos. Os resultados destacaram que a formação continuada corrobora para uma reflexão para as práticas matemáticas futuras de professores.

Keywords : Formação continuada do professor; Educação escolar; Ensino de matemática; Educação no campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )