SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A temática socioambiental na proposta curricular de uma escola técnica agrícola: análise crítica da dimensão técnica na formação dos futuros profissionaisLeitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

VASQUEZ, Alícia Gonçalves  e  BACURY, Gerson Ribeiro. Formação continuada e suas contribuições para as práticas matemáticas no âmbito da Educação no Campo. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22052.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220052.

Este artigo apresenta compreensões relacionadas às práticas matemáticas de professores, por meio da formação continuada, em Escolas no Campo. Para a reflexão acerca dessa temática, tomamos como base norteadora as discussões advindas do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat). Nessa direção questionamos: quais fatores motivam e contribuem para os processos com as práticas matemáticas de professores que atuam no contexto da Educação do Campo? Objetivamos descrever os percursos iniciais de constituição dos professores que atuam no contexto da Educação do Campo com práticas matemáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com duas professoras de Escolas do Campo em Manaus, no estado do Amazonas, Brasil. Quanto ao percurso metodológico, utilizamos como instrumentos de recolha e de análise de dados, observações, anotações, gravações e o uso dos percursos formativos. Os resultados destacaram que a formação continuada corrobora para uma reflexão para as práticas matemáticas futuras de professores.

Palavras-chave : Formação continuada do professor; Educação escolar; Ensino de matemática; Educação no campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )