SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Continuing education and its contributions to mathematical practices in the field of Rural EducationScience reading and writing indicators in the first years of elementary school: a study of natural science activities in the Tutored Study Plan (PET) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SETLIK, Joselaine. Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação?. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22053.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220053.

Apresentamos possíveis interpretações sobre como as diretrizes para os cursos de Física e as diretrizes curriculares nacionais de formação inicial de professores indicam a leitura para os cursos de formação de professores. Argumentamos que várias competências e habilidades apontadas estão relacionadas à linguagem e perpassam conhecimentos sobre formas textuais e práticas de leitura. Ao final, apontamos como a leitura aparece na Base Nacional Comum de Formação, publicada em 2019, que deve orientar os futuros cursos de formação inicial. Em tal documento, a leitura está proposta como uma competência a ser desenvolvida em uma perspectiva prescritiva e técnica.

Keywords : Ensino de física; Formação inicial do professor; Diretrizes curriculares nacionais; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )