SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Formação continuada e suas contribuições para as práticas matemáticas no âmbito da Educação no CampoIndicadores de leitura e escrita em Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo das atividades de ciências da natureza do Plano de Estudo Tutorado (PET) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SETLIK, Joselaine. Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação?. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22053.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220053.

Apresentamos possíveis interpretações sobre como as diretrizes para os cursos de Física e as diretrizes curriculares nacionais de formação inicial de professores indicam a leitura para os cursos de formação de professores. Argumentamos que várias competências e habilidades apontadas estão relacionadas à linguagem e perpassam conhecimentos sobre formas textuais e práticas de leitura. Ao final, apontamos como a leitura aparece na Base Nacional Comum de Formação, publicada em 2019, que deve orientar os futuros cursos de formação inicial. Em tal documento, a leitura está proposta como uma competência a ser desenvolvida em uma perspectiva prescritiva e técnica.

Palabras clave : Ensino de física; Formação inicial do professor; Diretrizes curriculares nacionais; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )