Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SILVA, Adriana Aparecida da; SOUZA, Cristiane Oliveira de e SANTOS, Driely de Abreu Salgado. Indicadores de leitura e escrita em Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo das atividades de ciências da natureza do Plano de Estudo Tutorado (PET). Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22054. Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220054.
Este trabalho consiste na análise dos indicadores de Letramento Científico ler em ciências e escrever em ciências nas atividades de ciências da natureza propostas aos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública do estado de Minas Gerais. Adotamos uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa interpretativista e utilizamos a perspectiva da análise de conteúdo. No contexto da pandemia gerada pelo SARS-COV-2, as atividades de ensino foram organizadas segundo a modalidade remota, com a elaboração e uso de material denominado Plano de Estudo Tutorado (PET). O estudo aponta para a baixa presença dos indicadores e a centralidade em textos do agrupamento do expor. Permite ratificarmos a necessidade de ações formativas para os professores que promovam o aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, independentemente da área curricular na qual atuem, e verificarmos a potencialidade do uso de gêneros textuais de domínios diversos ao científico no ensino de ciências.
Palavras-chave : Educação científica; Ensino de ciências; Ensino fundamental; Interação leitura-escrita; Plano de Estudo Tutorado (PET).