SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação?A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Adriana Aparecida da; SOUZA, Cristiane Oliveira de  e  SANTOS, Driely de Abreu Salgado. Indicadores de leitura e escrita em Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo das atividades de ciências da natureza do Plano de Estudo Tutorado (PET). Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22054.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220054.

Este trabalho consiste na análise dos indicadores de Letramento Científico ler em ciências e escrever em ciências nas atividades de ciências da natureza propostas aos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública do estado de Minas Gerais. Adotamos uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa interpretativista e utilizamos a perspectiva da análise de conteúdo. No contexto da pandemia gerada pelo SARS-COV-2, as atividades de ensino foram organizadas segundo a modalidade remota, com a elaboração e uso de material denominado Plano de Estudo Tutorado (PET). O estudo aponta para a baixa presença dos indicadores e a centralidade em textos do agrupamento do expor. Permite ratificarmos a necessidade de ações formativas para os professores que promovam o aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, independentemente da área curricular na qual atuem, e verificarmos a potencialidade do uso de gêneros textuais de domínios diversos ao científico no ensino de ciências.

Palavras-chave : Educação científica; Ensino de ciências; Ensino fundamental; Interação leitura-escrita; Plano de Estudo Tutorado (PET).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )