SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Science reading and writing indicators in the first years of elementary school: a study of natural science activities in the Tutored Study Plan (PET)There is no hermaphrodite flower: an investigation of the terminology used for the reproductive structures in the alternation of generations of Angiosperms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; TAMBARUSSI, Carla Melli  and  KLUBER, Tiago Emanuel. A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22055.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220055.

Interrogamos o que se mostra da colaboração nas dissertações e na tese desenvolvidas em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Assumindo a postura fenomenológica de investigação, focam-se seis dissertações e uma tese produzidas por professores que integram uma formação continuada em Modelagem, a qual é a mais longeva no âmbito da extensão e pesquisa brasileira sobre o tema. A análise fenomenológica-hermenêutica das duas categorias que se abriram deste estudo revelou que o modo de o sujeito se ver e se colocar no grupo é que abre o espaço para a colaboração. Estar em, estar com, estar no, são todos modos específicos que cada um tem de se colocar no âmbito coletivo, frente a mais alguém.

Keywords : Ensino de matemática; Modelagem matemática; Formação continuada do professor; Filosofia da educação matemática; Práticas colaborativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )