SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Indicadores de leitura e escrita em Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo das atividades de ciências da natureza do Plano de Estudo Tutorado (PET)Não existe flor hermafrodita: uma investigação das nomenclaturas utilizadas para as estruturas reprodutivas na alternância de gerações de Angiospermas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; TAMBARUSSI, Carla Melli  e  KLUBER, Tiago Emanuel. A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22055.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220055.

Interrogamos o que se mostra da colaboração nas dissertações e na tese desenvolvidas em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Assumindo a postura fenomenológica de investigação, focam-se seis dissertações e uma tese produzidas por professores que integram uma formação continuada em Modelagem, a qual é a mais longeva no âmbito da extensão e pesquisa brasileira sobre o tema. A análise fenomenológica-hermenêutica das duas categorias que se abriram deste estudo revelou que o modo de o sujeito se ver e se colocar no grupo é que abre o espaço para a colaboração. Estar em, estar com, estar no, são todos modos específicos que cada um tem de se colocar no âmbito coletivo, frente a mais alguém.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Modelagem matemática; Formação continuada do professor; Filosofia da educação matemática; Práticas colaborativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )