SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem MatemáticaProdução do Currículo Bahia e a disciplina escolar Ciências: uma análise centrada nos temas integradores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GANIKO-DUTRA, Matheus et al. Não existe flor hermafrodita: uma investigação das nomenclaturas utilizadas para as estruturas reprodutivas na alternância de gerações de Angiospermas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22056.  Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220056.

A atribuição de nomenclaturas sexuais a plantas ou estruturas da fase esporofítica das angiospermas, como no termo flor hermafrodita, é recorrente no Ensino de Botânica e pode gerar distorções conceituais. Este trabalho buscou identificar a compatibilidade entre as nomenclaturas das estruturas reprodutivas de angiospermas com as fases de vida em livros didáticos de Ensino Superior e em artigos científicos, além de classificá-las de acordo com a possibilidade de promover distorções. Criamos uma lista com as principais nomenclaturas das estruturas reprodutivas de angiospermas e, com base nela, realizamos a análise categorial dos livros e artigos. Os resultados mostram uma ausência de padronização, pois um mesmo livro ou artigo, ora utiliza uma nomenclatura sexual em referência ao esporófito, ora não atribui sexualidade. Portanto, recomendamos a padronização e a unificação dos termos, isto é, a adequação da nomenclatura de uma estrutura com a fase de vida da planta e o uso de um único termo para cada estrutura.

Palavras-chave : Ensino de botânica; Ensino superior; Livro didático; Angiospermas; Esporidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )