SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28There is no hermaphrodite flower: an investigation of the terminology used for the reproductive structures in the alternation of generations of AngiospermsCLIL in Education for Science: a case study in a (post-) graduate program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

COSTA, Jéssica Gomes das Mercês  and  CARMO, Edinaldo Medeiros. Produção do Currículo Bahia e a disciplina escolar Ciências: uma análise centrada nos temas integradores. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22057.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220057.

O presente artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos e releituras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que culminaram no texto Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental (DCRB), bem como sua influência na disciplina escolar Ciências. Após a homologação da BNCC, iniciou-se a construção de textos secundários que auxiliaram na sua implementação nos estados e municípios, assim, no estado da Bahia foi desenvolvido o DCRB. Por meio da análise dos textos foi possível observar as permanências e as rupturas de diferentes discursos e configurações, resultado dos processos de releituras da Base Nacional. Dessa forma, o Documento Curricular baiano destaca temas importantes que foram silenciados ou minimizados no texto final da BNCC. Nesse contexto, a disciplina escolar Ciências, presente no DCRB, propõe um ensino mais amplo, significativo e que possibilita uma formação mais integral dos estudantes.

Keywords : Ensino de ciências; BNCC; Currículo referencial; Bahia; Política da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )