SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Curriculum development in Bahia and the school subject of Science: focus on integrative themes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CONCARIO, Marcelo; MARTINS, Ana Elisa Piedade Sodero  and  IGNACIO JUNIOR, Ismair. CLIL em Educação para a Ciência: um estudo de caso em um programa de pós-graduação. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22058.  Epub Nov 17, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220058.

A aprendizagem integrada de conteúdos e de línguas (AICL) tem grande tradição na educação básica europeia. Neste artigo chamamos atenção para o uso indevidamente limitado do termo no ensino superior, sobretudo na pós-graduação. Ao descrever criticamente ações em uma disciplina num programa de pós em Educação para a Ciência, integralmente realizadas em inglês, buscamos contribuir para uma compreensão mais ampla das inter-relações entre conteúdos especializados e competências comunicativas avançadas em inglês acadêmico. Com base em dados qualitativos sobre a escrita colaborativa deste artigo em inglês, esperamos que o estudo de caso em sala de aula possa promover decisões mais amadurecidas quanto à internacionalização de programas de pós nas instituições que enfatizam a importância da língua inglesa para a visibilidade e cooperação acadêmica.

Keywords : Ensino de inglês; CLIL; AICL; Educação para a ciência; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )