SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Analyzing the relationship between the objectives of the stricto sensu graduate programs in Science teaching and teacher training for Higher EducationDissemination... of what kind of science? Reflections on the representation of scientists in the journal Ciência Hoje das Crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Cleberson Souza da  and  SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23003.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230003.

Este artigo tem como objetivo desvelar as definições do conceito de jogo, abordagem de pesquisa utilizada, bem como o tipo de jogo proposto em trabalhos publicados pela revista Química Nova na Escola. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em todos os números e volumes do referido periódico até o ano de 2021, por meio da qual foram encontrados 37 artigos que abordavam a temática mencionada. O estudo desses artigos, a partir da técnica de análise de conteúdo, revelou três categorias de análise, a posteriori, que visavam compreender os aspectos anteriormente mencionados. Dessa forma, percebemos que os jogos mais utilizados são os de tabuleiro e de cartas, o que pode estar relacionado com a cultura lúdica do local onde tais materiais foram utilizados. Além disso, verificou-se uma evolução conceitual do tema jogo ao longo dos anos, bem como um maior rigor metodológico em trabalhos mais recentes do que nos mais antigos.

Keywords : Ensino de química; Pesquisa bibliográfica; Jogos pedagógicos; Atividades lúdicas; Conceito de jogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )