SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Bibliographic study on the concept of game, playful culture, and research approaches in a scientific journal of Chemistry EducationTeacher engagement in the Robotics Program at School of the city of Recife author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTOS, Stella Chrystine Camara dos  and  VALLE, Mariana Guelero do. Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das Crianças. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23004.  Epub Mar 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230004.

Este estudo objetivou analisar as representações de cientistas presentes na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), apresenta uma abordagem qualitativa e tipologia documental. Utilizou-se o referencial da análise de conteúdo, a partir do qual emergiram três categorias: individualista-elitista, gênero-posição e origem. Com base nas análises, foi possível inferir que a revista CHC apresenta uma dualidade em suas representações, uma vez que ainda traz em seu conteúdo exemplos elitistas e individualistas sobre os(as) cientistas, ao mesmo tempo em que apresenta exemplos com pluralidade de corpos, gêneros etc. Por fim, destacase que o periódico em questão apresenta importância para o Ensino de Ciências, que contribui diretamente para a construção de um imaginário sobre cientistas para quem a lê, tornando-se um espaço fundamental para a quebra de paradigmas que há muito são perpetuados em materiais de Divulgação Científica.

Keywords : Educação infantil; Divulgação científica; Representação mental; Percepção; Cientista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )