SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de QuímicaEngajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SANTOS, Stella Chrystine Camara dos  y  VALLE, Mariana Guelero do. Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das Crianças. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23004.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230004.

Este estudo objetivou analisar as representações de cientistas presentes na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), apresenta uma abordagem qualitativa e tipologia documental. Utilizou-se o referencial da análise de conteúdo, a partir do qual emergiram três categorias: individualista-elitista, gênero-posição e origem. Com base nas análises, foi possível inferir que a revista CHC apresenta uma dualidade em suas representações, uma vez que ainda traz em seu conteúdo exemplos elitistas e individualistas sobre os(as) cientistas, ao mesmo tempo em que apresenta exemplos com pluralidade de corpos, gêneros etc. Por fim, destacase que o periódico em questão apresenta importância para o Ensino de Ciências, que contribui diretamente para a construção de um imaginário sobre cientistas para quem a lê, tornando-se um espaço fundamental para a quebra de paradigmas que há muito são perpetuados em materiais de Divulgação Científica.

Palabras clave : Educação infantil; Divulgação científica; Representação mental; Percepção; Cientista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )