SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de QuímicaEngajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTOS, Stella Chrystine Camara dos  e  VALLE, Mariana Guelero do. Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das Crianças. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23004.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230004.

Este estudo objetivou analisar as representações de cientistas presentes na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), apresenta uma abordagem qualitativa e tipologia documental. Utilizou-se o referencial da análise de conteúdo, a partir do qual emergiram três categorias: individualista-elitista, gênero-posição e origem. Com base nas análises, foi possível inferir que a revista CHC apresenta uma dualidade em suas representações, uma vez que ainda traz em seu conteúdo exemplos elitistas e individualistas sobre os(as) cientistas, ao mesmo tempo em que apresenta exemplos com pluralidade de corpos, gêneros etc. Por fim, destacase que o periódico em questão apresenta importância para o Ensino de Ciências, que contribui diretamente para a construção de um imaginário sobre cientistas para quem a lê, tornando-se um espaço fundamental para a quebra de paradigmas que há muito são perpetuados em materiais de Divulgação Científica.

Palavras-chave : Educação infantil; Divulgação científica; Representação mental; Percepção; Cientista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )