SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Dissemination... of what kind of science? Reflections on the representation of scientists in the journal Ciência Hoje das CriançasImagery in the transposition of algebraic language in Mathematics teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTANA, Flavia Barbosa Ferreira de; DUTRA, Priscilla da Silva  and  PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Engajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23005.  Epub Mar 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230005.

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou o engajamento docente em projetos envolvendo a robótica educacional. Após a identificação dos projetos, dois questionários foram elaborados tomando como base as dimensões da escala de professores engajados, com adaptações. Os dados foram analisados usando a técnica da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificamos cinco categorias de engajamento docente: incentivo cognitivo ao estudante; envolvimento emocional; envolvimento cognitivo; comunicação direta com colegas de trabalho e incentivo ao protagonismo estudantil. Os resultados evidenciaram que o engajamento docente pode ser identificado quando existem colaboração com a aprendizagem, sentimento de satisfação, encantamento e entusiasmo, envolvimento cognitivo, parceria com os colegas e planejamento das atividades focando a atuação significativa do estudante.

Keywords : Prática docente; Perfil do docente; Perfil profissional do professor; Robótica educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )