SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das CriançasLinguagem imagética na transposição da linguagem algébrica no ensino e aprendizagem da Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTANA, Flavia Barbosa Ferreira de; DUTRA, Priscilla da Silva  e  PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Engajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23005.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230005.

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou o engajamento docente em projetos envolvendo a robótica educacional. Após a identificação dos projetos, dois questionários foram elaborados tomando como base as dimensões da escala de professores engajados, com adaptações. Os dados foram analisados usando a técnica da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificamos cinco categorias de engajamento docente: incentivo cognitivo ao estudante; envolvimento emocional; envolvimento cognitivo; comunicação direta com colegas de trabalho e incentivo ao protagonismo estudantil. Os resultados evidenciaram que o engajamento docente pode ser identificado quando existem colaboração com a aprendizagem, sentimento de satisfação, encantamento e entusiasmo, envolvimento cognitivo, parceria com os colegas e planejamento das atividades focando a atuação significativa do estudante.

Palavras-chave : Prática docente; Perfil do docente; Perfil profissional do professor; Robótica educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )