SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Teacher engagement in the Robotics Program at School of the city of RecifeThe field of study of sociocultural perspectives on Educational Mathematics: collaboration, intellectual structure, and thematic areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Luciano de  and  ROEHRS, Rafael. Linguagem imagética na transposição da linguagem algébrica no ensino e aprendizagem da Matemática. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23006.  Epub Mar 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230006.

Este artigo apresenta uma discussão envolvendo aspectos ligados às dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da matemática e a sua relação com a linguagem adotada, com foco nas linguagens algébrica e imagética. Desenvolvem-se conceitos que permeiam essas linguagens, ressaltando-se as características da linguagem imagética para a transposição das dificuldades de entendimento da linguagem algébrica. Ao discutir essas concepções de linguagens, propõe-se que a linguagem matemática empregada para o ensino de matemática, em particular a algébrica, pode se valer do apoio da linguagem imagética como um recurso para uma melhor compreensão da Matemática e da linguagem algébrica.

Keywords : Ensino de matemática; Linguagem e aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Linguagem científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )