SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Engajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do RecifeEl campo de estudios en perspectivas socioculturales de la Matemática Educativa: colaboración, estructura intelectual y áreas temáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Luciano de  e  ROEHRS, Rafael. Linguagem imagética na transposição da linguagem algébrica no ensino e aprendizagem da Matemática. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23006.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230006.

Este artigo apresenta uma discussão envolvendo aspectos ligados às dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da matemática e a sua relação com a linguagem adotada, com foco nas linguagens algébrica e imagética. Desenvolvem-se conceitos que permeiam essas linguagens, ressaltando-se as características da linguagem imagética para a transposição das dificuldades de entendimento da linguagem algébrica. Ao discutir essas concepções de linguagens, propõe-se que a linguagem matemática empregada para o ensino de matemática, em particular a algébrica, pode se valer do apoio da linguagem imagética como um recurso para uma melhor compreensão da Matemática e da linguagem algébrica.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Linguagem e aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Linguagem científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )