SciELO - Scientific Electronic Library Online

 

vol.29Interactions between Special Education and Regular Education: pedagogical actions for blind studentsThe educational trajectory of students with autism and intellectual disability: assessment of reading, writing, mathematics and verbal behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  


Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TIEPPO, Sandra Maria et al. Um panorama de situações do tipo misto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23009.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230009.

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e classificar situações do tipo misto, associadas à função afim, presentes em provas do Enem. Foram analisadas as provas do Enem da edição de 2020 e foram identificadas 10 situações possíveis de serem escritas na forma f ( x ) = a x + b . Cada situação foi analisada quanto à apresentação dos dados, estrutura de resolução e classificadas com base na combinação das classes dos campos conceituais aditivos e multiplicativos, conforme propostos na teoria dos campos conceituais, que embasa esta pesquisa. Dentre as classes identificadas, a mais frequente foi dupla proporção simples e composição de medidas, com três situações. Para parte dos estudantes que presta o Enem, o acesso ao saber matemático é oriundo da sala de aula, logo, conhecer as diferentes classes de situações do tipo misto é do interesse do professor para proporcionar a seus alunos a construção do conceito de função afim.

Keywords : Ensino de matemática; Sistema nacional de avaliação; Ensino médio; Teoria dos campos conceituais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )