SciELO - Scientific Electronic Library Online

 

vol.29Interação entre Educação Especial e Ensino Regular: ações pedagógicas a estudantes cegosTrajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  


Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

TIEPPO, Sandra Maria et al. Um panorama de situações do tipo misto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23009.  Epub 03-Abr-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230009.

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e classificar situações do tipo misto, associadas à função afim, presentes em provas do Enem. Foram analisadas as provas do Enem da edição de 2020 e foram identificadas 10 situações possíveis de serem escritas na forma f ( x ) = a x + b . Cada situação foi analisada quanto à apresentação dos dados, estrutura de resolução e classificadas com base na combinação das classes dos campos conceituais aditivos e multiplicativos, conforme propostos na teoria dos campos conceituais, que embasa esta pesquisa. Dentre as classes identificadas, a mais frequente foi dupla proporção simples e composição de medidas, com três situações. Para parte dos estudantes que presta o Enem, o acesso ao saber matemático é oriundo da sala de aula, logo, conhecer as diferentes classes de situações do tipo misto é do interesse do professor para proporcionar a seus alunos a construção do conceito de função afim.

Palabras clave : Ensino de matemática; Sistema nacional de avaliação; Ensino médio; Teoria dos campos conceituais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )