SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The educational trajectory of students with autism and intellectual disability: assessment of reading, writing, mathematics and verbal behaviorPropositions related to the formative experimentation for Chemical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Um estudo de caso a partir do uso da realidade aumentada integrada ao livro didático. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23011.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230011.

O objetivo do artigo é investigar o uso da Realidade Aumentada quanto à sua executabilidade e viabilidade, de forma integrada ao livro didático, a partir de um jogo educativo digital. Para se alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa do tipo Estudo de Caso em que a coleta de dados se deu por meio da realização de Grupos Focais. A partir da Análise Textual Discursiva, foram discutidas as categorias exequibilidade e viabilidade do jogo de RA em contexto pedagógico. Identificamos que a proposta é exequível, tanto no desenvolvimento e na implementação prática do jogo, quanto nas possibilidades da RA ao ensino. No que se refere à viabilidade, observamos que a RA é uma tecnologia digital possível de ser inclusa enquanto Objetos Educacionais Digitais (OED) nos livros didáticos. Entretanto, os cenários sociais/econômicos de desigualdades e as políticas educacionais no Brasil à formação docente, põem em xeque essa proposta.

Keywords : Livro didático; Ensino de ciências; Jogos pedagógicos; Realidade aumentada; Técnicas de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )