SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A case study based on the use of augmented reality integrated with the textbookCurriculum time and teaching practice in high school for youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ANDRADE, Rosivânia da Silva  and  ZEIDLER, Vânia Gomes Zuin. Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23012.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230012.

Este artigo tem o objetivo de apresentar um desenho metodológico para atividades experimentais, que busca o desenvolvimento de uma formação crítica, por meio da transformação do pensamento, para uma consciência crítica sobre a ciência e suas relações sobre a realidade social, econômica e ambiental. Para tanto, os principais referenciais teóricos que configuram essa metodologia derivam da Teoria Crítica, a partir do conceito de formação crítica, das características que orientam o trabalho experimental investigativo e sobre as concepções e princípios da Química Verde e Sustentável. Baseada nessas perspectivas teórico-metodológicas emerge a Abordagem Experimental Formativa que, organizada em cinco fases, se propõe a contribuir na superação das visões simplistas que comprometem a compreensão sobre o papel da Experimentação e a construção de caminhos teóricos e metodológicos que viabilizem uma formação mais crítica para o Desenvolvimento Sustentável.

Keywords : Ensino de química; Experimentação; Desenvolvimento sustentável; Formação crítica; Teoria crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )