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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ANDRADE, Rosivânia da Silva  e  ZEIDLER, Vânia Gomes Zuin. Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23012.  Epub 03-Abr-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230012.

Este artigo tem o objetivo de apresentar um desenho metodológico para atividades experimentais, que busca o desenvolvimento de uma formação crítica, por meio da transformação do pensamento, para uma consciência crítica sobre a ciência e suas relações sobre a realidade social, econômica e ambiental. Para tanto, os principais referenciais teóricos que configuram essa metodologia derivam da Teoria Crítica, a partir do conceito de formação crítica, das características que orientam o trabalho experimental investigativo e sobre as concepções e princípios da Química Verde e Sustentável. Baseada nessas perspectivas teórico-metodológicas emerge a Abordagem Experimental Formativa que, organizada em cinco fases, se propõe a contribuir na superação das visões simplistas que comprometem a compreensão sobre o papel da Experimentação e a construção de caminhos teóricos e metodológicos que viabilizem uma formação mais crítica para o Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave : Ensino de química; Experimentação; Desenvolvimento sustentável; Formação crítica; Teoria crítica.

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