SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Propositions related to the formative experimentation for Chemical EducationKnowledge and ideas about the processes of empathy and environmental identity among students and teachers in a secondary school in Córdoba, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SERGIO, Maria Cândida  and  MORGADO, José Carlos. Tempo curricular e prática docente no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23013.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230013.

Este artigo, elaborado na sequência de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivos identificar as concepções de tempo curricular subjacentes às práticas docentes e aos discursos dos professores e dos estudantes; analisar as concepções de práticas docentes presentes nos discursos desses atores. O estudo desenvolveu-se em uma escola da Rede Pública Estadual em aulas dos módulos II A e III B da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa e para os instrumentos de coleta de dados, pela observação não participante, pela entrevista em Focus Groups e pela análise documental. Os resultados obtidos revelaram o tempo curricular como um elemento fundamental na organização da prática docente, bem como, um elemento fundamental na formação dos estudantes e o currículo (re)organizado numa perspectiva crítica.

Keywords : Ensino médio; Educação de jovens e adultos; Prática docente; Tempo escolar; Desempenho discente; Aluno de curso noturno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )