SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Proposições acerca da experimentação formativa para Educação QuímicaConocimientos e ideas sobre los procesos de empatía e identidad ambiental en estudiantes y profesores de un secundario de Córdoba, Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SERGIO, Maria Cândida  y  MORGADO, José Carlos. Tempo curricular e prática docente no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23013.  Epub 03-Abr-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230013.

Este artigo, elaborado na sequência de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivos identificar as concepções de tempo curricular subjacentes às práticas docentes e aos discursos dos professores e dos estudantes; analisar as concepções de práticas docentes presentes nos discursos desses atores. O estudo desenvolveu-se em uma escola da Rede Pública Estadual em aulas dos módulos II A e III B da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa e para os instrumentos de coleta de dados, pela observação não participante, pela entrevista em Focus Groups e pela análise documental. Os resultados obtidos revelaram o tempo curricular como um elemento fundamental na organização da prática docente, bem como, um elemento fundamental na formação dos estudantes e o currículo (re)organizado numa perspectiva crítica.

Palabras clave : Ensino médio; Educação de jovens e adultos; Prática docente; Tempo escolar; Desempenho discente; Aluno de curso noturno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )