SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The development of robotic skills and inventions for social impacts in the context of Mathematics EducationThe impacts of the National Common Curricular Base (BNCC) on the work of Science teachers in the final years of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

UIBSON, José  and  FREI, Fernando. Investigação dos impactos nas concepções não-newtonianas de licenciandos e egressos de Física em relação aos conceitos de Força e Movimento. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23017.  Epub Apr 29, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230017.

Persistem no ensino de Física práticas consideradas tradicionais e que pouco contribuem para a aprendizagem dos alunos. Assim, este artigo teve por objetivo conhecer as concepções não-newtonianas de licenciandos e egressos de um curso de Licenciatura em Física com relação aos conceitos de Força e Movimento, além de analisar possíveis impactos nessas concepções quando os alunos foram expostos a uma Simulação Computacional e a uma apostila, aplicados nas mesmas condições (de forma livre e por curto intervalo de tempo). Trata-se de uma pesquisa quantitativa de delineamento quase-experimental com grupo controle e experimental. Em ambos os grupos foi aplicada uma versão reduzida Force Concept Inventory (FCI) na construção dos dados, tanto no pré-teste quanto no pós-teste. Além das análises das concepções, foi utilizado o ganho normalizado de aprendizagem e o tamanho do efeito. Os resultados indicam que, em média, os tratamentos propostos não influenciaram significativamente as concepções dos alunos.

Keywords : Ensino de física; Concepções não-newtonianas; Força e movimento; FCI..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )