SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The impacts of the National Common Curricular Base (BNCC) on the work of Science teachers in the final years of Elementary SchoolWriting and drawing as learning tools in a Science Club author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BARTELMEBS, Roberta Chiesa; FIGUEIRA, Maria Milena Tegon  and  DIEL, Patricia Natiele. A conduta didático-metodológica de professores em formação na discussão sobre a forma da Terra com alunos do Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23018.  Epub May 19, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230018.

Atualmente, muito se diz sobre as percepções dos indivíduos acerca do formato da Terra, mas pouco sobre a postura de professores frente a tais questionamentos. Nesta pesquisa, buscamos compreender as estratégias didático-metodológicas vislumbradas por futuros professores sobre conteúdos acerca da forma da Terra. A partir da pesquisa de Harres, adaptamos e aplicamos um questionário, propondo uma simulação onde cada participante expôs a sua conduta didático-metodológica referente à sua percepção da resposta do aluno acerca da forma da Terra. Os resultados indicam que os participantes já apresentam reflexão sobre as ideias dos alunos sobre tal questão, há diferenças entre os dois grupos analisados, as quais indicam a importância dos debates pedagógicos na formação do futuro professor.

Keywords : Ensino fundamental; Educação em astronomia; Forma da Terra; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )