SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino FundamentalA escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BARTELMEBS, Roberta Chiesa; FIGUEIRA, Maria Milena Tegon  y  DIEL, Patricia Natiele. A conduta didático-metodológica de professores em formação na discussão sobre a forma da Terra com alunos do Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23018.  Epub 19-Mayo-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230018.

Atualmente, muito se diz sobre as percepções dos indivíduos acerca do formato da Terra, mas pouco sobre a postura de professores frente a tais questionamentos. Nesta pesquisa, buscamos compreender as estratégias didático-metodológicas vislumbradas por futuros professores sobre conteúdos acerca da forma da Terra. A partir da pesquisa de Harres, adaptamos e aplicamos um questionário, propondo uma simulação onde cada participante expôs a sua conduta didático-metodológica referente à sua percepção da resposta do aluno acerca da forma da Terra. Os resultados indicam que os participantes já apresentam reflexão sobre as ideias dos alunos sobre tal questão, há diferenças entre os dois grupos analisados, as quais indicam a importância dos debates pedagógicos na formação do futuro professor.

Palabras clave : Ensino fundamental; Educação em astronomia; Forma da Terra; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )