SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A conduta didático-metodológica de professores em formação na discussão sobre a forma da Terra com alunos do Ensino FundamentalAbordagem dos conceitos em doenças parasitárias nos livros didáticos (PNLD 2018-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RODRIGUES, Breno Dias  y  MALHEIRO, João Manoel da Silva. A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23019.  Epub 19-Mayo-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230019.

Este estudo busca identificar as aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais de crianças de 5º e 6º anos do ensino fundamental I e II, a partir de seus registros gráficos (escritos e desenhos) durante a etapa Escrevendo e Desenhando, de uma Sequência de Ensino Investigativa realizada em um Clube de Ciências amazônico sobre o problema: qual a melhor água para consumir?, cujo experimento investigativo foi a montagem de um microscópio caseiro. A investigação tem abordagem qualitativa, do tipo documental, sendo 16 registros gráficos tratados pela Análise de Conteúdo, que culminou à emergência das categorias: (a) Práticas de higiene; (b) Descritividade manipulativa; e (c) Fidelidade investigativa. São explorados quatro registros representativos às categorias, nos quais tecemos algumas considerações. As inferências articularam-se à luz teórica sobre os três aspectos do conteúdo e manifestações de aprendizagens expressas nos elementos registrados. O processo identificou indicativos de aprendizagens em ações manipulativas e atitudinais articuladas a conceitos científicos.

Palabras clave : Clube de ciências; Ensino fundamental; Escrita; Desenho; Aprendizagem sequencial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )