SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Writing and drawing as learning tools in a Science ClubPossibilities for gender equity through inquiry-based Science Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FARIAS, Eric Vinaud de Melo de; AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa de  and  COSTA, Elaine Cristina Pereira. Abordagem dos conceitos em doenças parasitárias nos livros didáticos (PNLD 2018-2020). Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23020.  Epub May 19, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230020.

O presente artigo desenvolve um estudo qualitativo sobre a temática das doenças parasitárias nos trinta livros das dez coleções didáticas preconizadas pelo triênio do Programa Nacional do Livro Didático 2018-2020 para o ensino médio regular. Para o processo metodológico foram utilizados os critérios avaliativos de Mohr em uma ficha adaptada. Os resultados apontam para a predominância do sanitarismo, como vertente orientadora na educação em saúde, informações errôneas e mantendo seu conteúdo unicamente em informações a respeito da descrição de agentes etiológicos, no ciclo das zoonoses e na sintomatologia das doenças, ignorando o desenvolvimento de conteúdos sobre os processos e fatores condicionantes envolvidos no contexto infecção-doença.

Keywords : Educação para a saúde; Saúde e educação; Livro didático; Ensino médio; Doenças parasitárias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )