SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de CiênciasPossibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FARIAS, Eric Vinaud de Melo de; AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa de  y  COSTA, Elaine Cristina Pereira. Abordagem dos conceitos em doenças parasitárias nos livros didáticos (PNLD 2018-2020). Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23020.  Epub 19-Mayo-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230020.

O presente artigo desenvolve um estudo qualitativo sobre a temática das doenças parasitárias nos trinta livros das dez coleções didáticas preconizadas pelo triênio do Programa Nacional do Livro Didático 2018-2020 para o ensino médio regular. Para o processo metodológico foram utilizados os critérios avaliativos de Mohr em uma ficha adaptada. Os resultados apontam para a predominância do sanitarismo, como vertente orientadora na educação em saúde, informações errôneas e mantendo seu conteúdo unicamente em informações a respeito da descrição de agentes etiológicos, no ciclo das zoonoses e na sintomatologia das doenças, ignorando o desenvolvimento de conteúdos sobre os processos e fatores condicionantes envolvidos no contexto infecção-doença.

Palabras clave : Educação para a saúde; Saúde e educação; Livro didático; Ensino médio; Doenças parasitárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )