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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PAPALARDO, Silvana Pavão Teixeira; BUENO FILHO, Marco Antonio; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de  e  FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23021.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230021.

Estudos indicam que a desigualdade de gênero, exclusão social e fatores históricos de opressão fomentam o distanciamento entre as meninas e a Ciência. Diante disso, nossa pesquisa teve como objetivo compreender a participação das meninas e meninos em atividades investigativas e analisar a contribuição das ações de duas mediadoras para a participação das meninas em equidade de gênero. O público consistiu em 241 estudantes de escolas públicas e privadas situadas na região metropolitana de São Paulo, com idade entre 13 e 14 anos do ensino fundamental (8º e 9º anos). Os encontros foram registrados em áudio e vídeo. O software livre IRaMuTeQ foi utilizado para fazer a análise lexical das transcrições das 10 turmas. Destaca-se uma participação equitativa nas discussões, em que meninas e meninos fizeram enunciações, levantaram hipóteses indicando grande porcentagem argumentativa no experimento de colisão de carrinhos, provavelmente, devido ao planejamento e embasamento teórico das mediadoras para ações equitativas.

Palavras-chave : Equidade de gênero; Ensino de ciências por investigação; Análise lexical.

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