SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Possibilities for gender equity through inquiry-based Science TeachingThe social representations of vaccines in the context of Science and Health Education in Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CHER, Gabriela Gonzaga; SILVEIRA, Marcelo Pimentel da  and  PASSOS, Marinez Meneghello. Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23022.  Epub June 23, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230022.

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que objetivou elaborar uma unidade didática temática (UDT) acerca dos plásticos, tendo como eixo norteador os pressupostos do Pensamento Crítico (PC) e sua posterior aplicação em uma turma do Ensino Médio. Após a aplicação, investigou-se o potencial deste material em mobilizar as capacidades do PC nos estudantes e quais foram seus possíveis indicadores. Este artigo está centrado na releitura e reorganização de dados oriundos da aplicação da UDT, delimitando-nos na análise de uma etapa que intentava mobilizar a capacidade de fazer e responder a questões de clarificação. Tal processo conduziu-nos a assumir duas categorias a priori, intituladas Fatos e Exemplos e a emergência de 19 subcategorias, as quais foram compreendidas como indicadores da mobilização da capacidade do PC. A UDT revelou possuir potencial em mobilizar tal capacidade do PC em razão do material didático-pedagógico ter sido intencionalmente planejado para este fim.

Keywords : Ensino de química; Ensino médio; Pensamento crítico; Psicologia e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )