SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigaçãoAs representações sociais das vacinas no contexto da Educação em Ciências e Saúde no Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CHER, Gabriela Gonzaga; SILVEIRA, Marcelo Pimentel da  y  PASSOS, Marinez Meneghello. Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23022.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230022.

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que objetivou elaborar uma unidade didática temática (UDT) acerca dos plásticos, tendo como eixo norteador os pressupostos do Pensamento Crítico (PC) e sua posterior aplicação em uma turma do Ensino Médio. Após a aplicação, investigou-se o potencial deste material em mobilizar as capacidades do PC nos estudantes e quais foram seus possíveis indicadores. Este artigo está centrado na releitura e reorganização de dados oriundos da aplicação da UDT, delimitando-nos na análise de uma etapa que intentava mobilizar a capacidade de fazer e responder a questões de clarificação. Tal processo conduziu-nos a assumir duas categorias a priori, intituladas Fatos e Exemplos e a emergência de 19 subcategorias, as quais foram compreendidas como indicadores da mobilização da capacidade do PC. A UDT revelou possuir potencial em mobilizar tal capacidade do PC em razão do material didático-pedagógico ter sido intencionalmente planejado para este fim.

Palabras clave : Ensino de química; Ensino médio; Pensamento crítico; Psicologia e educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )