SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Indicators of mobilization of critical thinking skills among High School studentsThe Mandatory Supervised Internship in Biological Sciences during Emergency Remote Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VITTORAZZI, Dayvisson Luís; SILVA, Wesley Alves  and  SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. As representações sociais das vacinas no contexto da Educação em Ciências e Saúde no Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23023.  Epub June 23, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230023.

Neste artigo objetivamos, com atenção ao referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, apresentar um estudo cognitivo-estrutural das representações sociais das vacinas expressas por um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, marcando a relevância desses estudos em ações pedagógicas ancoradas na abordagem de aspectos sociocientíficos que permeiam as relações entre Educação em Ciências e Saúde. Partindo da evocação de palavras, por meio da abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central, sinalizamos um arranjo representacional sublinhado pela importância das vacinas na prevenção de doenças e na conservação da saúde, mas que causa dor e amedronta os estudantes. Pretendemos, diante das análises, construir encaminhamentos da relevância dos estudos que se dedicam à compreensão das formas de conhecimento cotidiano na condução dos processos de ensino e aprendizagens na perspectiva da (re)significação das relações entre Educação em Ciências e Educação em Saúde.

Keywords : Vacina; Ensino fundamental; Representação social; Aspectos sociocientíficos; Sociologia e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )