SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The social representations of vaccines in the context of Science and Health Education in Elementary SchoolThe environmental perception of Youth and Adult Education students about the use and disposal of chemical products in the household environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BARRETO, Edna Silva  and  ARAUJO, Monica Lopes Folena. Estágio Supervisionado Obrigatório em Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23024.  Epub June 23, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230024.

Este artigo tem como objetivo analisar como professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública foram se constituindo professores de estágio mediante suas histórias de vida. Para tanto, investigou-se a trajetória e/ou atuação dos professores durante a pandemia. Participaram da pesquisa duas professoras de Estágio e, junto a elas, foram realizadas entrevistas, de forma on-line, pela plataforma Google Meet, em dias e horários pré-agendados. Com o fim dessa etapa, realizaram-se as transcrições dos áudios e a análise dos dados, fundamentada na análise de conteúdo. As análises proporcionaram duas unidades de registro: o Período Letivo Excepcional (PLE) e as aulas dos estágios. Os dados permitiram inferir, dentre outros aspectos, que a universidade, as escolas campo de estágio e as professoras do ESO foram obrigadas a se reinventar com aulas síncronas e assíncronas, muitas vezes sem condições adequadas de infraestrutura.

Keywords : Estágio supervisionado; Licenciatura; Ensino de biologia; Ensino remoto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )