SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The Mandatory Supervised Internship in Biological Sciences during Emergency Remote TeachingWay of thinking that underlies epistemological learning obstacles on the topic of Protein Synthesis among first-year university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LINS, Natana da Silva  and  ARAUJO, Aracy Alves de. Percepção ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o uso e descarte de produtos químicos no ambiente doméstico. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23025.  Epub June 23, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230025.

A relação entre uma população desinformada e o risco de contaminação por agentes químicos existe, e é a diferença entre um ambiente seguro de incidentes danosos à saúde e ao meio ambiente, e um mesmo ambiente sujeito a toda sorte de eventos de impactos que levam à deterioração ambiental. Com base nessa problemática, utilizou-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, visando verificar as percepções ambientais sobre o uso e descarte de produtos tóxicos pelos alunos da terceira e quarta etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários estruturados, observação e análise documental. O componente curricular Ciências da Natureza tem sido ministrado de maneira incipiente sobre conteúdos relacionados à toxicidade, e as propriedades químicas de produtos domissanitários, na respectiva modalidade.

Keywords : Educação ambiental; Educação de jovens e adultos; Contaminação do meio ambiente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )