SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estágio Supervisionado Obrigatório em Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto EmergencialModo de pensar que subyace a los obstáculos epistemológicos de aprendizaje del tópico Síntesis de Proteínas en estudiantes universitarios de primer año índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LINS, Natana da Silva  y  ARAUJO, Aracy Alves de. Percepção ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o uso e descarte de produtos químicos no ambiente doméstico. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23025.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230025.

A relação entre uma população desinformada e o risco de contaminação por agentes químicos existe, e é a diferença entre um ambiente seguro de incidentes danosos à saúde e ao meio ambiente, e um mesmo ambiente sujeito a toda sorte de eventos de impactos que levam à deterioração ambiental. Com base nessa problemática, utilizou-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, visando verificar as percepções ambientais sobre o uso e descarte de produtos tóxicos pelos alunos da terceira e quarta etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários estruturados, observação e análise documental. O componente curricular Ciências da Natureza tem sido ministrado de maneira incipiente sobre conteúdos relacionados à toxicidade, e as propriedades químicas de produtos domissanitários, na respectiva modalidade.

Palabras clave : Educação ambiental; Educação de jovens e adultos; Contaminação do meio ambiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )