SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29How to advance in the necessary Transition to SustainabilityThe epistemic role of diversity and the metaphysical origins of the Big Bang Theory: reflections for science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTOS, Michelle Regina Alves dos; AMARAL, Marília Abrahão; SALES, Márcia Barros de  and  ALMEIDA, Leonelo Dell Anhol. Letramento digital e participação docente no Ensino Básico: uma discussão sobre relações com a extensão universitária. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23028.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230028.

Ao compreender a participação enquanto processo de envolvimento e engajamento das pessoas em projetos com a comunidade, de maneira situada, compartilhando objetivos e ao entender a extensão universitária como troca de saberes, propomos neste artigo uma análise acerca do letramento digital docente. Para tanto, discutimos a participação de professoras em um projeto de extensão por meio dos marcadores extensão universitária e participação docente, provenientes de uma codificação temática, observando o pano de fundo, as interações entre as pessoas, as estratégias utilizadas e as consequências e resultados no projeto. O que foi constatado após a análise foi que a extensão universitária é um dos caminhos que promovem o letramento digital docente, por meio de projetos; que práticas participativas em projetos de extensão permitem que as pessoas sejam parte dos processos de desenvolvimento; e que nem sempre os projetos de extensão envolvem os professores e professoras no projeto como um todo.

Keywords : Extensão universitária; Ensino superior; Participação do professor; Letramento tecnológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )