SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Digital literacy and teacher participation in Basic Education: a discussion about the relationships with university extensionThe cardinality principle: relationships with family and school aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BAGDONAS, Alexandre  and  SILVA NETO, Climerio Paulo da. O papel epistêmico da diversidade e as origens metafísicas da teoria do Big Bang: reflexões para a educação científica. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23029.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230029.

Com base em estudos de história e filosofia da ciência que enfatizam sua natureza social, argumentamos que diversidade fortalece a ciência. Analisamos aspectos culturais e metafísicos que influenciaram a cosmologia do Big Bang, discutindo os modelos relativísticos de universo em expansão criados por Friedman e Lemaître na década de 1920. Enquanto Friedman foi influenciado por visões sobre nascimento, morte e ressurreição na URSS, Lemaître foi inspirado pela crença católica na criação divina do universo. Finalmente, defendemos a pertinência educacional deste tipo de abordagem para o estudo de casos diversos, que podem contribuir para a consolidação da história e filosofia da ciência como base para a construção de visões mais complexas sobre a natureza da ciência.

Keywords : Cosmologia filosófica; Natureza da ciência; Multiculturalismo; História da ciência; Teoria do Big Bang.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )