SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The epistemic role of diversity and the metaphysical origins of the Big Bang Theory: reflections for science educationA view of the History of Chemistry in PNLD textbooks by using the periodic table as a marker author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ASSIS, Évelin Fulginiti de; SCHMIDT, Lucas Bogdanov; NUNES, Sula Cristina Teixeira  and  CORSO, Luciana Vellinho. Princípio da cardinalidade: relações com questões familiares e escolares. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23030.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230030.

Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher que visou verificar a independência entre a construção da cardinalidade e as variáveis de escolaridade, renda e Ideb. Como resultados, evidenciou-se que a construção da cardinalidade não pode ser bem explicada pelo nível de renda, nem de escolaridade parental. Entretanto, com relação ao Ideb, identificou-se um alto número de sujeitos com o princípio construído, independentemente da renda e da escolaridade familiar. Dessa forma, conclui-se que a escola é um relevante espaço de desenvolvimento de aprendizagens para crianças de diferentes contextos familiares, reforçando seu papel essencial nesse processo.

Keywords : Ensino fundamental; Cardinalidade; Renda familiar; Escolaridade familiar; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )