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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ASSIS, Évelin Fulginiti de; SCHMIDT, Lucas Bogdanov; NUNES, Sula Cristina Teixeira  e  CORSO, Luciana Vellinho. Princípio da cardinalidade: relações com questões familiares e escolares. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23030.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230030.

Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de Fisher que visou verificar a independência entre a construção da cardinalidade e as variáveis de escolaridade, renda e Ideb. Como resultados, evidenciou-se que a construção da cardinalidade não pode ser bem explicada pelo nível de renda, nem de escolaridade parental. Entretanto, com relação ao Ideb, identificou-se um alto número de sujeitos com o princípio construído, independentemente da renda e da escolaridade familiar. Dessa forma, conclui-se que a escola é um relevante espaço de desenvolvimento de aprendizagens para crianças de diferentes contextos familiares, reforçando seu papel essencial nesse processo.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Cardinalidade; Renda familiar; Escolaridade familiar; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

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