SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Princípio da cardinalidade: relações com questões familiares e escolaresQuais são as áreas de atuação em Micologia? Percepções de estudantes da formação inicial em Ciências Biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Vilma Bragas de  y  OLIVEIRA, Fernando José Luna de. Uma visão da História da Química nos livros didáticos fornecidos pelo PNLD utilizando a tabela periódica como marcador. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23031.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230031.

O ensino de química vem se estabelecendo no Brasil e passando por modificações desde a década de 1930, na chamada Era Vargas. O livro didático, enquanto ferramenta de transmissão de informação, permeia essa história, ora como protagonista, ora como coadjuvante. Dessa forma, torna-se imprescindível um olhar atento e analítico a essas mudanças. Este artigo tem por fim traçar um panorama do Programa Nacional do Livro e do Material Didático no contexto atual do ensino de química no Novo Ensino Médio, segundo a Base Nacional Comum Curricular, utilizando como marcador uma importante tecnologia histórica: a tabela periódica. Dessa análise, vimos certo esvaziamento de conteúdo conceitual e histórico acerca desse tema, levando-nos a inferir que a história da química, já entendida entre os autores da área como uma das principais ferramentas de contextualização, possa estar passando por momentos críticos e preocupantes.

Palabras clave : Ensino de química; Ensino médio; PNLD; Tabela periódica; BNCC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )