SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A view of the History of Chemistry in PNLD textbooks by using the periodic table as a markerTeaching and learning processes from the perspective of Conceptual Fields Theory: a study in the Chemistry degree author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ESTRELA, Kevin Borges; WEISER, Veridiana de Lara  and  GANIKO-DUTRA, Matheus. Quais são as áreas de atuação em Micologia? Percepções de estudantes da formação inicial em Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23032.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230032.

A Micologia necessita de profissionais capacitados para trabalhar com fungos, conforme a crescente demanda em diversos setores. Uma das formas de capacitar profissionais para a área é a formação inicial em Biologia. Todavia, existe uma sub-representatividade acadêmica para com a Micologia, comprometendo assim, a disponibilização de profissionais nesta carreira. Esta pesquisa investigou e descreveu as percepções de estudantes de Biologia de três universidades públicas do estado de São Paulo, acerca da atuação em Micologia por meio de questionário e análise categorial das respostas. Os participantes reconhecem e validam a presença de biólogos na Micologia e apontam atividades de atuação que extrapolam as possibilidades presentes em documentos oficiais. Entretanto, essa percepção da multidisciplinaridade da área pode refletir o ensino superficial e pouco específico da Micologia nesses cursos, visto que a maioria dos participantes não cursou disciplinas específicas de Micologia em suas universidades e apresentou uma visão antropocêntrica dos fungos.

Keywords : Ensino de micologia; Formação de biólogos; Profissional biólogo; Ensino de ciências; Fungos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )