SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29What are the fields of work in Mycology? The perceptions of pre-service students in Biological SciencesState-of-the-art: refining our understanding of this research modality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CUNHA, Kariny Mery Araujo  and  FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu. Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais: um estudo na licenciatura em Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23033.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230033.

O presente trabalho se insere em uma pesquisa mais ampla, cujo foco foi investigar um processo na formação inicial de professores de Química na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos os processos de ensino aprendizagem como campo conceitual, com base nos preceitos da TCC, a qual foi tomada como referencial teórico e metodológico. Nesse sentido, foram analisadas as respostas de dois licenciandos em Química a um questionário relacionado às suas concepções sobre tais processos, com vistas a analisar a evolução de sua compreensão a esse respeito, à luz da TCC. Os resultados apontam para a possibilidade de se considerar o conceito de processos de ensino aprendizagem como campo conceitual e sinalizam a necessidade de sua abordagem durante a formação docente, a fim de favorecer a apropriação pelos licenciandos acerca desses processos.

Keywords : Processo de ensino-aprendizagem; Ensino de química; Teoria dos campos conceituais; Formação inicial do professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )