SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Quais são as áreas de atuação em Micologia? Percepções de estudantes da formação inicial em Ciências BiológicasEstados da Arte: aparando arestas na compreensão dessa modalidade de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CUNHA, Kariny Mery Araujo  e  FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu. Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais: um estudo na licenciatura em Química. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23033.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230033.

O presente trabalho se insere em uma pesquisa mais ampla, cujo foco foi investigar um processo na formação inicial de professores de Química na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Apresentamos os processos de ensino aprendizagem como campo conceitual, com base nos preceitos da TCC, a qual foi tomada como referencial teórico e metodológico. Nesse sentido, foram analisadas as respostas de dois licenciandos em Química a um questionário relacionado às suas concepções sobre tais processos, com vistas a analisar a evolução de sua compreensão a esse respeito, à luz da TCC. Os resultados apontam para a possibilidade de se considerar o conceito de processos de ensino aprendizagem como campo conceitual e sinalizam a necessidade de sua abordagem durante a formação docente, a fim de favorecer a apropriação pelos licenciandos acerca desses processos.

Palavras-chave : Processo de ensino-aprendizagem; Ensino de química; Teoria dos campos conceituais; Formação inicial do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )