SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29State-of-the-art: refining our understanding of this research modalitySocial actors’ involvement in discursive practices aimed at wellness- related in Environmental Education activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALMEIDA, David Figueiredo de. As múltiplas ações dos animais e as possibilidades de abordagem interdisciplinar no Ensino de Biologia. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23035.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320230035.

Duas questões nortearam a pesquisa aqui descrita. Quais ações dos animais são percebidas por alunos de ensino médio? Até que ponto as ações percebidas contribuem para abordagens interdisciplinares no ensino de Biologia? As evidências vieram principalmente de questionários e entrevistas com alunos de escolas secundárias do entorno do grande e enigmático Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado no extremo norte do Brasil. No cenário, apresentado a partir das questões de pesquisa e dos enunciados dos alunos, conclui-se que as múltiplas ações dos animais representam variadas possibilidades de abordagens interdisciplinares no ensino de Biologia. Nesse cenário, por exemplo, as abelhas não possuem apenas a ação clássica de carregar o grão de pólen de uma flor a outra. Também há ações aproveitadas pelos humanos em áreas diversas. Valorizar as múltiplas ações dos animais pode levar as discussões no ensino de Biologia para áreas como a Geografia, o Direito Ambiental, a Filosofia e as Artes Visuais.

Keywords : Ensino médio; Ensino de biologia; Abordagem interdisciplinar; Floresta tropical; Animais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )